Quando eu era criança, e perguntei para minha avó, e tias de onde a família havia vindo, a resposta alternava entre Rio de Janeiro e Resende. Então eu sempre pensei que antes da família se fixar em Pindamonhangaba ela passou pela cidade de Resende - RJ. Tia Inácia, quando questionada, me deu a mesma informação, que nossa família veio de Resende - RJ.
O pai de Arlindo chama-se Antonio Soares Louzada. Essa informação está no registro de batismo do Arlindo.
Ainda nos arquivos da Diocese de Taubaté, encontrei o registro de casamento de Antonio Soares Louzada e Adelaide Correia de Oliveira, casamento celebrado na matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso em 22/09/1880 ao meio dia. O registro menciona que os pais de Antônio são Marcianno Soares Louzada e Ignacia Maria da Conceição. E os de Adelaide como José Luiz Correa e Anna Maria Magdalena. Sendo Os pais de Antonio originais do Espirito Santo da Barra-Mansa e os pais de Adelaide de São Sebastião da Barra-Mansa.
Uma história interessante de se contar aqui é que antes de começar qualquer pesquisa sobre a família, Tia Inácia havia me contado que o nome do avô dela era Antônio Marciano Louzada. Mas os documentos mostram que o nome correto é Antonio Soares Louzada e o nome do Bisavô da tia Inácia é Marciano. Isso me faz pensar se Antônio herdou informalmente o nome de Marciano do pai como uma forma de apelido e se era conhecido informalmente como Antonio Marciano.
Pesquisando sobre a localidade de Espírito Santo da Barra-Mansa descobri algumas coisas. Espírito Santo da Barra Mansa é um distrito localizado, hoje, no município de Barra Mansa - RJ. A época este distrito era chamado de Espírito Santo da Barra Mansa mas teve seu nome alterado para Distrito do Espírito Santo e posteriormente o nome foi novamente alterado para Distrito de Rialto. Essas mudanças do nome do distrito aconteceram durante os desmembramentos das cidades da região. Originalmente, os distritos de São Sebastião da Barra Mansa e Espírito Santo da Barra Mansa, pertenciam a cidade de Resende RJ (o que confirma a informação que recebi da minha avó e também da tia Inácia), mas em 1857 o distrito de São Sebastião da Barra Mansa se transformou em cidade, atual Barra Mansa RJ, e anexou o Espírito Santo da Barra Mansa.
Tia Inácia me disse que Antônio faleceu quando ela tinha por volta de 9 anos de idade, + ou - 1934. Ela conta que tem a memória dele com cabelos bem batidos e lembra que ele era comerciante. Segundo tia Inácia, Antônio ficou rico com seu armazém, onde ele vendia de tudo, incluindo bacalhau.
Durante as tentativas de descobrir informações sobre Manoel Joaquim Louzada eu tentei utilizar o google com diferentes variações do nome… Manuel, Lousada, Joaquin, etc. Isso me deu dois resultados interessantes de jornais antigos. O primeiro foi da versão de 23/06/1838 do Diário do Rio de Janeiro. Nesta eidção consta:
“O Sr. Manuel Joaquim Louzada, tem uma carta de Lisboa, na rua do Rozaio n. 53”
[Foto do Jornal e da carta de lisboa]
O segundo jornal é o exemplar de 29/03/1830 do Aurora Fluminense. Nesse exemplar consta uma tabela com o nome e quantidade doada de diversos doadores. O título da tabela é o seguinte:
“Lista das pessoas que subscreverão em S. João Marcos, a benefício dos infelizes enfermos das Villas de Macaçú e Magé (…) Manoel Joaquim Louzada $320”